19 de março de 2011

Ctrl C + Ctrl V - Acidentes Nucleares

Aqui fizemos uma lista dos 10 maiores desastres nucleares da historia.

Threee Mile Island - 28 de março de 1979

O acidente ocorrido em 28 de março de 1979, na usina nuclear de Three Mile Island, estado da Pensilvânia nos Estados Unidos, foi causado por falha do equipamento devido o mau estado do sistema técnico e erro operacional. Houve corte de custos que provocaram economicamente na manutenção e troca de material. Mas, principalmente apontaram-se erros humanos, com decisões e ações erradas tomadas por pessoas despreparadas.
O acidente desencadeou-se pelos problemas mecânico e elétrico que ocasionaram a parada de uma bomba de água que alimentava o gerador de vapor, que acionou certas bombas de emergência que tinham sido deixadas fechadas. O núcleo do reator começou a se aquecer e parou e a pressão aumentou. Uma válvula abriu-se para reduzir a pressão que voltou ao normal. Mas a válvula permaneceu aberta, ao contrário do que o indicador do painel de controle assinalava. Então, a pressão continuou a cair e seguiu-se uma perda de líquido refrigerante ou água radioativa: 1,5 milhão de litros de água foram lançados no rio Susquehanna. Gases radioativos escaparam e atingiram a atmosfera. Outros elementos radioativos atravessaram as paredes.
Um dia depois foi medido a radioatividade em volta da usina que alcançava até 16 quilômetros com intensidade de até 8 vezes maior que a letal. Apesar disso,o governador do estado da Pensilvânia iniciou a retirada só dois dias depois do acidente. O governador Dick Thornburgh aconselhou o chefe da NRC, Joseph Hendrie, a iniciar a evacuação "pelas mulheres grávidas e crianças em idade pré-escolar em um raio de 5 milhas ao redor das intalações". Em poucos dias, 140.000 pessoas haviam deixado a área voluntariamente.

 Incidente do polomares - 17 de Janeiro de 1966
Um bombardeio americano do modelo B52 colidiu com um Avião de Abastecimento que o abastecia em pleno vôo, na costa da Espanha. O avião tanque ficou totalmente destruído no incidente, enquanto o bombardeio se partiu, “derramando” quatro bombas de hidrogênio da fuselagem quebrada. Duas delas detonaram ao se chocar com o chão, contaminando uma área de mais de 1 Milhão de Metros quadrados com plutônio radioativo. Uma das outras foi recuperada no mar mediterrâneo.


Chernobyl, 26 de Abril de 1986:
Chernobil, Chernobyl ou Chornobyl (pronuncia-se em português: Tchernobil; em ucraniano Чорнобиль) é uma cidade-fantasma localizada no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia. O nome da localidade significa "Absinto".
Em meados da década de 1970, foi construída pela União Soviética uma central nuclear no noroeste da cidade, no distrito de Raion. Entretanto, Chernobyl não era a residência dos trabalhadores da usina. Quando a usina estava em construção, Pripyat, uma cidade maior e mais perto da usina, foi planejada e construída como residência para os trabalhadores.
Em 26 de Abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl. Um reator da central de Chernobyl explodiu e liberou uma imensa nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão do tamanho de Guadalupe na Africa. Ironicamente, o acidente se deu durante o teste de um mecanismo de segurança que garantiria a produção de energia em caso de acidentes. A explosão ocorreu quando o sistema era testado em um dos blocos da usina, provavelmente devido à instabilidade do reator provocada por uma combinação de erros humanos na sua operação e sua construção estar incompleta à época.

Acidente de Thule, 21 de Janeiro de 1968

Um incêndio abordo da cabine de um bombardeio B-52 obrigou a tripulação do bombardeio a abandonar a aeronave antes mesmo de poderem tentar um pouso de emergência.
Logo em seguida, o bombardeio caiu no gelo sobre o mar perto da base de Thule, em Groelândia, causando a ruptura da carga nuclear, o que resultou numa ampla contaminação radioativa.

O Fogo de Windscale Fire, 10 de Outubro de 1957
O incidente ocorreu quando o núcleo do reator britânico perto de Cumberlando pegou fogo. O incêndio causou um bom vazamento de material radioativo. Foi consideirado por muito tempo o pior acidente nuclear, até Three Mile Island.

Incidente do Césio-137 em Goiania , 13 de Setembro de 1987

O acidente radiológico de Goiânia, amplamente conhecido como acidente com o Césio-137, foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias das instalações de um hospital abandonado foi encontrado, na zona central de Goiânia, no estado de Goiás. Foi classificado como nível 5 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares.
O instrumento, irresponsavelmente deixado no hospital, foi encontrado por catadores de papel, que entenderam tratar-se de sucata. Foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação, o qual afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas.

Explosão de Tomsk-7, 6 de Abril de 1993

 O acidente na cidade siberiana de Tomsk se deu depois de um tanque explodir enquanto era limpo com ácido nítrico. A explosão liberou uma nuvem radioativa de gás do Complexo Tomsk-7.

Incidente na Baía de Chazhma Bay, 10 de agosto de 1985

 Durante um reabastecimento em Vladivostok, Rússia, um submarino da classe Echo II (Como o da foto acima) sofreu uma explosão, mandando uma nuvem de gás radioativo no ar. Dez marinheiros morreram no incidente e outras 49 pessoas sofreram ferimentos devido à radiação.

Acidente Nuclear de Tokaimura, 30 de Setembro de 1999
O pior acidente nuclear da história do Japão aconteceu numa fábrica de reprocessamento de urânio em Tokaimuram, a nordeste de Tókio. Ele se deu no momento em que os trabalhadores manipulavam urânio líquido. 

Yucca Flat, 18 de Dezembro de 1970


Depois do teste Baneberry, envolvendo uma detonação de um dispositivo nuclear com a potência de 10 Kitotons no subterrâneo de Yuca Flat, em Nevada, a escotilha selando a ogiva da superfície cedeu e detritos radioativos escaparam para a atmosfera. Oitenta e seis trabalhadores no local foram expostos a radiação.

---------------------------------------------------//--------------------------------------------------------
 (Textos retirados da wikipédia e do site Vitrinando).

Nenhum comentário:

Porque tão delicioso....